O que posso fazer para garantir que o CRM será utilizado?
Independente de qual ferramenta de CRM esteja sendo implementado. Pode ser Salesforce, Microsoft Dynamics, CRMs gratuitos ou desenvolvidos internamente, essa pergunta aparece nas mais diferentes formas, entre outras:
- Li em uma reportagem que os projetos de CRM não atingem todos os objetivos iniciais. O que posso fazer para minimizar esse problema na minha empresa?
- Meus vendedores ficam na rua, será que vão utilizar o CRM?
- Como impedir que a equipe comercial boicote a ferramenta?
Para qualquer CRM de força de vendas, o princípio é um só:
- Apenas aceite relatórios extraídos do CRM.
Todos funcionários da empresa Salesforce.com conhecem a máxima: “Se não está registrado no Salesforce. Não aconteceu!”
É a melhor forma de cobrar a utilização do CRM!
Costumamos dizer que “vendedor” não gosta de sistema, mas a verdade é que ninguém gosta de ser controlado.
Diante disso, não adianta pagar uma fortuna para uma empresa de consultoria implantar todos os processos comerciais de sua empresa no CRM se você não for cobrar.
É preciso também respeitar os fatores culturais. Existem empresas que os vendedores não utilizarão a ferramenta e não serão punidos por isso. Você sabe e eles sabem disso. Por isso, sugiro que comece simples, pelos controles que você não tem hoje.
Assim você investirá pouco e poderá testar:
- A ferramenta de CRM (Produto): O produto entrega o que promete?
- A empresa de implantação (processos): Essa equipe entendeu minhas dificuldades e me entregou uma solução funcional?
- Sua equipe (pessoas): Eles estão utilizando o sistema para controles básicos?
Após essa etapa você terá melhor embasamento para decidir se deve expandir o uso do CRM.
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