No Droz:
Configure a integração nativa Droz com Zendesk Suporte, para isso acesse a opção “Aplicações” e habilite o aplicativo “Zendesk”:
No fluxo de conversa, adicione na etapa desejada para o transbordo o componente finalização com o tipo “Transferir para Zendesk Support”:
No Zendesk Suporte:
Para que o agente interaja com o cliente através do ticket e o cliente receba no seu WhatsApp ou Facebook a resposta, é preciso criar 2 alvos e 2 gatilhos que irão acionar esses alvos. Segue como configurar os itens:
Para a criação de um alvo no Zendesk Suporte:
No ambiente Zendesk Suporte, acesse a opção “Admin” > “Extensões”:
Clique em “Adicionar alvo” e selecione a opção “Alvo HTTP”:
Após, preencha as informações da seguinte forma:
1º Alvo, para atualizar o ticket com as respostas entre cliente/agente:
Título: Informe um nome desejado para identificação do alvo ("Alvo de Atualização" Ex.);
URL: https://chat-api.meudroz.com/support/zendesk
Método: POST
Tipo de conteúdo: JSON
Autenticação básica: Ativar, nome de usuário e senha é obtido no admin do Droz, opção "WhatsApp" do menu principal > aba "Gatilhos Zendesk":
Após, basta selecionar a opção “Criar alvo” e enviar.
Abaixo segue exemplo de como o seu alvo deve ficar configurado:
2º Alvo, para finalizar a conversa entre o agente e o cliente:
Título: Informe um nome desejado para identificação do alvo ("Alvo de finalização" Ex.);
URL: https://chat-api.meudroz.com/support/zendesk/remove/tag
Método: POST
Tipo de conteúdo: JSON
Autenticação básica: Ativar, nome de usuário e senha é obtido no admin do Droz, opção "WhatsApp" do menu principal > aba "Gatilhos Zendesk":
Após, basta selecionar a opção “Criar alvo” e enviar.
Abaixo segue exemplo de como o seu alvo deve ficar configurado:
Após a criação dos alvos, é preciso criar os gatilhos que irão acionar os alvos criados:
Para a criação de um gatilho no Zendesk Suporte:
No ambiente Zendesk Suporte, acesse a opção “Admin” > “Gatilhos”:
Clique em “Adicionar gatilho”:
Após, preencha as informações da seguinte forma:
1º Gatilho, para acionar o alvo de atualização:
Nome do gatilho: Informe um nome desejado para identificação do gatilho;
Em "Condições": Insira as seguintes condições que o ticket deve atender para acionar o alvo:
- Ticket é atualizado
- Tags contém ao menos um dos seguintes <insira as tags desejadas que foram criadas no Droz>
- Atualização por não é serviço da web (API)
Em ações: Selecione a opção "Notificar alvo" e selecione o alvo criado para atualização. No campo corpo do JSON, adicione a seguinte informação:
"ticket": "{{ticket.id}}",
"message": "{{ticket.latest_public_comment}}",
"tags": "{{ticket.tags}}",
"customField": ""
}
Abaixo segue exemplo de como o seu alvo deve ficar configurado:

Nome do gatilho: Informe um nome desejado para identificação do gatilho;
Em "Condições": Insira as seguintes condições que o ticket deve atender para acionar o alvo:
- Status é resolvido
- Tags contém ao menos um dos seguintes <insira as tags desejadas que foram criadas no Droz>
Abaixo segue exemplo de como o seu alvo deve ficar configurado:

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